Logo
InícioDestinosTurismo
AMAPÁ: NOSSO DESTINO
O III Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas escolheu o Amapá como palco para suas atividades, reconhecendo a importância desta região para as discussões sobre sustentabilidade e governança ambiental. Situado na região Norte do Brasil, o Amapá é um estado repleto de belezas naturais, cultura rica e uma biodiversidade impressionante. Conheça um pouco mais sobre o que este destino único tem a oferecer.
Capa
Fortaleza de São José

A Fortaleza de São José, localizada na margem esquerda do rio Amazonas em Macapá, é o maior forte do Brasil e um dos principais pontos turísticos da cidade. Construída a partir de 1764 por ordem do Marquês de Pombal, tinha como objetivo defender a região amazônica de possíveis invasões francesas. Em 1950, a fortaleza foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, mais tarde, em 2007, foi convertida em museu. Este marco histórico também desempenhou um papel fundamental na formação da cidade de Macapá, no Amapá. Atualmente, o entorno da Fortaleza de São José é um amplo parque, perfeito para piqueniques e atividades físicas. Aberta para visitação interna de terça a domingo, das 8h às 17h, a entrada é gratuita. O endereço é Rua Cândido Mendes, 1611 - Central, Macapá - AP, CEP 68900-100.

Capa
Balneário da Fazendinha

O Balneário da Fazendinha, situado no distrito de mesmo nome em Macapá, proporciona uma atmosfera que lembra uma praia junto ao majestoso Rio Amazonas. Além de ser ideal para banhos refrescantes, o balneário encanta os visitantes com uma variedade de restaurantes à beira da praia, onde é possível desfrutar de refeições deliciosas em meio à natureza.

Capa
Praça Floriano Peixoto

A Praça Floriano Peixoto, em Macapá, foi criada em 23 de janeiro de 1922, inicialmente conhecida como Praça do Sapo devido ao mato e ao "Olho D'água" que atraía muitos sapos. Com o tempo, a área foi urbanizada e transformada em uma praça de fato. Anualmente, no Dia do Trabalhador (1º de maio), são colocadas cerca de duas toneladas de peixe no lago da praça para uma tradicional pescaria coletiva, acompanhada de gincanas, atividades esportivas, recreação infantil e serviços públicos. Hoje, a Praça Floriano Peixoto é um dos cartões postais mais belos de Macapá, destacando-se pela abundante arborização e fácil acesso ao público. Está localizada na R. Raimundo Ozanan, 98 - Central, Macapá - AP, 68900.

Capa
Casa do Artesão

A Casa do Artesão é um espaço que combina arte, gastronomia e cultura regional na orla de Macapá. Conhecida por sua diversidade de artesanatos, o local oferece peças em madeira, cerâmica, sementes, cipó, biojoias, óleos, sabonetes e outras manualidades. Com a participação de 700 artesãos expondo aproximadamente 80 mil peças, a Casa do Artesão está localizada na Rua Francisco Azarias da Silva Coelho Neto, S/N - Central, Macapá - AP, CEP 68900-080. Horário de Funcionamento: Segunda a sexta: 8h às 19h Sábado: 9h às 19h30 Domingo: 13h às 20h30 A entrada é gratuita.

Capa
Orla de Macapá

A orla de Macapá se destaca pela majestosa vista do rio Amazonas. É um espaço completo, com bares, boates, restaurantes, áreas de lazer, parques, pistas para caminhadas e espaços para práticas esportivas. Estendendo-se por uma ampla área, do bairro Araxá até o Perpétuo Socorro, oferecendo uma experiência única para quem explora suas margens.

Capa
Parque Meio do Mundo

O Parque Meio do Mundo, localizado na área sul de Macapá, oferece um espaço de 69 mil metros quadrados com parque infantil, aluguel de bicicletas, anfiteatro e praça de alimentação. Está situado na Av. Equatorial, 76 - Jardim Marco Zero, Macapá - AP, CEP 68903-361. Atração principal: Selvinha Meio do Mundo: apresenta réplicas de animais da fauna amazônica, como onças-pintadas, iguanas, jacarés, insetos e pássaros. Horário de Funcionamento das atrações: Terça a domingo: 8h às 11h e 16h às 22h. Segunda-feira: O parque da Selvinha está fechado para manutenção, mas as outras atividades funcionam normalmente.

Capa
Praça Jacy Barata Jucá

A Praça Jacy Barata Jucá, recentemente reinaugurada, proporciona um ambiente rico em lazer e cultura para as famílias do Amapá, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento econômico dos empreendedores locais. O espaço oferece áreas destinadas ao lazer, entretenimento, práticas esportivas e atividades culturais variadas. Está localizada na Praça Isaac Zagury, Central, Macapá - AP, CEP 68900-800.

Capa
Igreja Matriz de São José de Macapá

A Igreja Matriz de São José de Macapá, padroeiro de Macapá e do Estado do Amapá, foi inaugurada em 6 de março de 1761 na Rua São José, sendo o monumento mais antigo da cidade. Ao longo de seus 254 anos de história, a estrutura da igreja passou por poucas modificações, com apenas uma reforma realizada pelos padres italianos em 1949. Em seu interior, destaca-se a imagem original de São José, esculpida em madeira. Em 17 de março de 2015, a igreja foi tombada como patrimônio histórico e cultural do Amapá pela Lei nº 1.870. Está localizada na Rua São José, n° 1720, Central, Macapá-AP.

Capa
Marco Zero do Equador

O Monumento Marco Zero do Equador, em Macapá, é um obelisco de 30 metros de altura que marca a linha imaginária do Equador, dividindo a cidade entre os hemisférios Norte e Sul. Funciona como uma espécie de relógio do sol e é um dos principais atrativos turísticos da cidade. O local é famoso pelo fenômeno do Equinócio, que ocorre duas vezes ao ano, em março ("Equinócio da Primavera") e setembro ("Equinócio de Outono"), quando dias e noites têm a mesma duração. Durante o Equinócio, a imagem do sol se alinha perfeitamente com o círculo no topo do obelisco, criando uma projeção de raio de luz muito esperada pelos visitantes. Inaugurado em 1987, o Marco Zero é um importante símbolo histórico e geográfico de Macapá. Está localizado na rotatória da Rodovia Josmar Pinto (antiga JK), na Zona Sul, próximo ao Parque Meio do Mundo

Capa
Bioparque da Amazônia

O Bioparque da Amazônia é uma atração turística imperdível para quem aprecia aventuras ao ar livre. Com uma extensão de 107 hectares, o parque abriga mais de 60 espécies de árvores e animais, incluindo aves, onças, antas e tartarugas. Além da rica biodiversidade, o Bioparque oferece uma variedade de atividades emocionantes, como tirolesa, trilhas, canoagem, caiaque, stand-up paddle, parede de escalada e arvorismo. Funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, e está localizado na Rodovia Josmar Chaves Pinto - Jardim Equatorial, Macapá - AP, CEP 68903-197. Os ingressos têm os seguintes valores: Terça-feira: Entrada gratuita Outros dias: R$ 10 Gratuidade para idosos acima de 60 anos, crianças até 5 anos, estudantes em visitas guiadas e pré-agendadas. Meia entrada (R$ 5) para professores da rede pública, estudantes, pessoas com deficiência e acompanhante, crianças de 6 a 12 anos, cadastrados no CadÚnico, doadores regulares de sangue, portadores de câncer, doenças degenerativas e pessoas com transtorno do espectro do autismo (todos devem apresentar documento comprobatório).

Capa
Trapiche do Santa Inês

O Trapiche do Santa Inês, harmoniosamente integrado à natureza, foi projetado como um ponto de encontro para famílias e amigos apreciarem as belezas da orla. Além disso, atrai esportistas de kitesurf, stand up paddle, ciclismo e corrida. Está localizado na R. Beira Rio, Central, Macapá - AP.

Capa
Mercado Central

O Mercado Central de Macapá, inaugurado em 13 de setembro de 1953, é um ponto turístico e comercial crucial no coração da cidade. Originalmente parte da modernização da capital, oferecia uma vasta gama de serviços e produtos, incluindo salões de beleza, plantas medicinais, hortaliças, verduras e uma variedade de peixes frescos. Após uma reforma e reinauguração em 2020, o mercado passou a focar na promoção da gastronomia local amapaense, além da venda de plantas e artesanatos. Está localizado na Rua Cândido Mendes - Perpétuo Socorro, Macapá - AP, CEP 68900-115, e opera nos seguintes horários: Segunda-feira: 07:00–18:00 Terça a quinta-feira: 07:00–18:00 Sexta-feira: 06:00–18:00 Sábado: 06:00–21:00 Domingo: 07:00–18:00

Capa
Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva

O Museu Joaquim Caetano da Silva é o destino ideal para quem deseja explorar a história do Amapá. Em seu acervo, destacam-se peças arqueológicas, documentos manuscritos e objetos que remontam aos séculos XIX e XX, além de fotografias que documentam a vida cotidiana dos governantes e do povo amapaense ao longo dos anos. Localizado na Av. Mário Cruz, 0376, Centro, o museu está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

Capa
Estádio Milton de Souza Corrêa

O Estádio Estadual Milton de Souza Corrêa, conhecido como Zerão, está localizado em Macapá, Amapá. É utilizado principalmente para partidas de futebol dos times Amapá Clube, Esporte Clube Macapá, Trem Desportivo Clube, Ypiranga Clube e Santos-AP. O apelido "Zerão" vem do fato de que a linha de meio-de-campo coincide com a linha do Equador, colocando cada time em um hemisfério diferente. Fechado para jogos desde 2007, o estádio foi reformado e reinaugurado em 15 de fevereiro de 2014. Na reabertura, a Seleção do Amapá venceu a equipe Carioca, com a presença de jogadores famosos do futebol brasileiro.

Capa
Museu Sacaca

O Museu Sacaca, localizado em Macapá, é uma instituição cultural e científica subordinada ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá. Reconhecido como símbolo das raízes do povo amapaense, o museu exibe a exuberância da natureza tucuju, oferecendo uma opção de lazer para todas as idades. Com exposições a céu aberto, está situado na Av. Feliciano Coelho, 1509 - Trem, Macapá-AP. Horário de Funcionamento: Terça a domingo: 09h00 às 17h30 A entrada é gratuita.